quinta-feira, 12 de março de 2009

Unesp aprova mudanças no vestibular a partir deste ano

Da Redação*
Em São Paulo
A Unesp (Universidade Estadual Paulista) aprovou ontem, em primeira votação, mudanças no seu vestibular a partir deste ano. A prova poderá passar a ser feita em duas fases, uma em novembro e outra em dezembro. Além disso, as questões deixarão de ser divididas em matérias, valorizando a interdisciplinaridade, tendência registrada também na Fuvest.O documento, aprovado pela Câmara Central de Graduação da Unesp, segue para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e pode ser votado na segunda quinzena de março. O conselho é quem dá a palavra final sobre o projeto. As mudanças, se aprovadas, deverão ser aplicadas no vestibular 2010. Veja a íntegra da proposta.
MudançasNas duas fases, as disciplinas serão agrupadas em três grupos: o primeiro será "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias", que abrange as áreas de português, língua estrangeira, educação física, arte e informática. O segundo se chamará "Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias", com questões de matemática, física, química e biologia. O último bloco, "Ciências Humanas e suas Tecnologias", incluirá as tradicionais história e geografia, mas terá ainda sociologia, antropologia, política e filosofia, disciplinas normalmente não cobradas nos vestibulares.O projeto prevê também a extinção da prova de francês e da prova de habilidade específica para os cursos de arquitetura e urbanismo e design do campus de Bauru. As provas passarão a ter o mesmo peso e o número de questões do exame de conhecimentos gerais aumentará de 84 para 90. Além disso, a prova de conhecimentos específicos será unificada e conterá 18 questões, sendo 6 para cada uma das três áreas citadas no parágrafo anterior ."São áreas que já fazem parte do currículo do ensino médio, por isso têm de estar na prova também", disse a pró-reitora de Graduação da Unesp, Sheila Zambello de Pinho. A Unesp é única entre as universidades estaduais de São Paulo que ainda realiza o exame em uma só etapa.A coordenadora do Curso e Colégio Objetivo, Vera Lúcia da Costa Antunes, aprova as alterações. "A proposta da Unesp segue a tendência do Exame Nacional do Ensino Médio e de outros vestibulares que privilegiam a capacidade de leitura e de relacionar conhecimentos", afirma. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

terça-feira, 10 de março de 2009

Excursão ao Museu da Língua Portuguesa


Data: 28 de Março de 2009 (sábado)
Horário: 10:00
Ponto de Encontro: Entrada Principal do Museu
Local: Museu da Língua Portuguesa, Praça da Luz, s/nº - Centro - São Paulo - SP CEP: 01120-010, Telefone:(11) 3326-077
Aos sábados a visitação ao Museu é gratuita. Por isso, transporte (ônibus e metrô) e alimentação serão as únicas despesas da excursão.


Recomendações
1) O museu ainda não oferece serviços de lanchonete. Não é permitido o consumo de alimentos, bebidas, balas ou chicletes.

2) É proibido o uso do flash. Não é permitido fotografar e filmar com fins comerciais.

3) Mochilas, sacolas, pacotes, malas, guarda-chuvas e brinquedos deverão ser deixados no guarda volumes.

4) Recomenda-se o uso de agasalho leve no interior do Museu, devido à refrigeração do ambiente.


Se você for menor de idade, baixe aqui a autorização.

Texto e redação - Apostilas

Olá, pessoal, tudo bem?
Conforme combinado em aula, estou postando aqui as apostilas das aulas de Texto e Redação para aqueles que não têm o xerox entregue nas aulas ou que entraram agora na turma. Ao longo do ano e na medida do possível, vou manter atualizado esse banco de aulas. Qualquer dúvida, é só entrar em contato.
Um grande abraço e bons estudos!
Ana Paula
Texto e Redação

sábado, 7 de março de 2009

Trabalhe com a gente

VOCÊ GOSTARIA DE DAR AULA EM UM CURSINHO COMUNITÁRIO?

Local: CEU CAMPO LIMPO (35 minutos de ônibus a partir do cruzamento entre a av. Francisco Morato e a av. Vital Brasil). ESTACIONAMENTO INTERNO PARA QUEM VIER DE CARRO
Número de alunos: 40 (uma sala)
Horário de funcionamento do cursinho.
Sábado 8h30-----15:30h
Domingo 8h30----15:30h

Duração da aula: 1h30 Carga horária: 1 aula a cada 2 semanas
Cada matéria será dividida em duas ou mais frentes.  

Pré-requisito para cadidatar-se à vaga de professor:

Não exigimos experiência prévia como professor, procuramos pessoas responsáveis e dedicadas que tenham interesse em transmitir conhecimento.

Remuneração monetária: o trabalho é VOLUNTÁRIO.

Remuneração pessoal:
A experiência de professor irá te agregar:
Melhora na Oratória (Falar em público de maneira objetiva, clara, desembaraçada e eficiente é uma competência exigida para o bom desempenho de quase todos os profissionais)
Valor ao Curriculum Vitae
Responsabilidade social e pessoal
Experiência de vida inestimável

Somos um cursinho sério sem nenhuma ligação com ideologias políticas e religiosas.

Quem tiver interesse favor entrar em contato:
Tel: 9249-5427 (falar com Raphael)
e-mail: rsrsayegh@yahoo.com.br

Priorizaremos os primeiros a manifestarem interesse.